quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

QUARESMA: TEMPO DE SE PREPARAR PARA O SENHOR QUE PASSA.

Tempo de Quaresma é tempo de se preparar. Preparar nossa própria vida diante de  Nosso Senhor Jesus Cristo que fez sua própria Quaresma quando ausentou-se para o deserto e lá foi tentado durante quarenta dias. Claro que Ele não foi somente para ser tentado. Ele foi para o deserto para se preparar.
Nós, católicos, somos convocados pela Igreja a assumirmos esse deserto com Cristo. Veja: assumir o deserto com Ele, o Senhor que se prepara para a Missão (a palavra Missa tem o significado de missão, de envio).
A Quaresma não deve ser um tempo de tristeza. Estar no deserto é triste, mas estar com Deus que é própria Felicidade em pessoa no deserto é algo emocionante e um momento cheio de entusiasmo vivo.
Quaresma é tempo de se preparar com o Senhor. Estar com Ele, orando e preparando-se interiormente para assumir a sua Vida, Morte e Ressurreição em nossa própria vida. Ele esteve no deserto se preparando para sua Missão (Missa em latim): sua Vida, Morte e Ressurreição. Dali Ele saiu para assumir publicamente sua Missão, que era viver, morrer e ressuscitar.
Na sua Quaresma Jesus teve realmente um tempo agitado. Ele esteve-se preparando com jejuns e orações. E em nossa Quaresma, como queremos passar esse deserto com o Senhor, porque, senão sem Ele a Quaresma não faz sentido algum, temos que acompanhar o Senhor em suas orações e jejuns.
Nesse sentindo a Quaresma é tempo de estar com o Senhor, orando e jejuando, para assumirmos com dignidade sua Vida, Morte e Ressurreição em nosso corpo (jejuns) e em nossa alma (orações).
No final da Quaresma encontramos Jesus morrendo e ressurgindo dos mortos. Em Corpo e Alma, devo dizer. E mais: unido à sua Divindade inseparável de sua humanidade assumida por amor a nós.
A Quaresma, portanto, para nós hoje, é um tempo que nos faz passar da morte para a vida, com Ele. Por isso é preciso preparar-se para esse evento histórico e espiritual. Evento este que é assumidamente anunciado na Celebração da Missa de Páscoa.
Como se quer receber as graças da Vida, da Morte e da Ressurreição do Senhor sem estar devidamente preparado para essa Missa (que é a Missão para o qual o Senhor se preparou)? A Quaresma é para assumirmos essa preparação em nossa vida. Jejuns e orações com Ele. Tem que ser com Ele, porque Ele é o Centro da Quaresma, na verdade, seu começo, seu meio e fim. Por Ele, com Ele e para Ele caminhamos e nos preparamos nessa Quaresma.
Quaresma também é um tempo de guerra. Como o Senhor combateu o maligno no deserto, em sua Quaresma, na nossa Quaresma poderemos também ter que combater esse ser constante na vida de todo ser humano. Contudo, não combatemos somente um mal exterior a nós, mas também nossa própria malignidade. Por isso, a Quaresma é tempo de se converter ao Senhor, e converter-se ao Senhor é colocar Jesus Cristo como o Centro de nossa vida, assumindo historicamente (isso mesmo, historicamente) sua Vida, Morte e Ressurreição. Cada batizado é chamado a isso: viver com Ele, morrer com Ele e ressurgir com Ele. Ou seja, cada um de nós é chamado a atualizar Cristo hoje. Atualizar é tornar algo atual, vivo hoje. De fato isso já ocorre durante a Missa, pois a Missa é a atualização da Missão de Jesus, mas não é por isso que temos que participar da Missa? A Missa deve continuar quando, depois de comungarmos, vamos para a vida secular.
De fato a Quaresma deve ser uma constante em nossa vida de cristão. Existe a Quaresma litúrgica e a quaresma semanal. Na Quaresma litúrgica a Igreja prepara o povo cristão para a Missa do Domingo da Ressurreição, a Páscoa. Na quaresma semanal devemos nos preparar para comemorar a Páscoa do Senhor na Missa dominical. A semana, que na verdade começa no segundo dia, na segunda, é para nós a quaresma que nos leva para o Primeiro dia, o Domingo, o dia da Ressurreição do Senhor, e também a nossa, e após essa Missa dominical na qual comemoramos sempre a Páscoa do Senhor, ressurgimos com Ele dos mortos para uma nova vida que começa no segundo dia da semana. É ciclo que só terminará na Páscoa definitiva no Céu.
O Senhor Jesus tem sua Quaresma na qual Ele se prepara para sua Missão, que é sua Vida, Morte e Ressurreição oferecida ao Pai para remissão da humanidade; na nossa Quaresma nos preparamos para nossa missão que é assumir essa Vida, Morte e Ressurreição na Missa (= Missão) de Páscoa e renovada em cada Missa (= Missão) dominical. A Missa é a atualização histórica, hoje e de fato (e não é um simbolismo) da Vida, da Morte e da Ressurreição do Senhor Jesus Cristo. O Senhor salvou-nos por sua Vida, Morte e Ressurreição, por isso sem a Missa não há salvação hoje. Ninguém se salva sem a existência dessa atualização.
Preparemo-nos durante a Quaresma para a Páscoa do Senhor, para assumirmos em nossa vida os méritos de sua Vida, Morte e Ressurreição! porém, preparemo-nos também durante nossa quaresma semanal para a Missa dominical, que é a Páscoa (palavra que significa passagem, travessia) do Senhor nesse mundo.
Na Páscoa, Deus passa entre nós e nos leva com Ele, assim como foi a Páscoa dos judeus, que comemoravam sua passagem e travessia do Mar que se abriu diante deles para chegarem à Terra Prometida, pela intercessão de Moisés, e eles atravessaram esse mar guiados por Moisés.

Jesus é o novo e eterno Moisés, e pela sua Missão (Missa) nós atravessamos para a Terra Prometida (o Céu) com o Senhor que passa entre nós e abre o mar para atravessarmos com Ele.

Santa Quaresma a todos!

tt


Nenhum comentário: