quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A CRIAÇÃO DO UNIVERSO


Gabriel Oliveira pergunta:

Qual foi a luz que Deus fez no primeiro dia, se o sol só foi feito no quarto dia?

1 No princípio criou Deus os céus e a terra.
2 A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.
3 Disse Deus: haja luz. E houve luz.
4 Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.
5 E Deus chamou à luz dia, e às trevas noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.

"DEUS FEZ A LUZ NO PRIMEIRO DIA; O LUMINAR MAIOR (SOL) NO QUARTO DIA."

14 E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia e a noite; sejam eles para sinais e para estações, e para dias e anos;
15 e sirvam de luminares no firmamento do céu, para alumiar a terra. E assim foi.
16 Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas.
17 E Deus os pôs no firmamento do céu para alumiar a terra,
18 para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom.
19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.

ALGUÉM EXPLICA?!

Caro Gabriel:

Primeiramente, a Sagrada Escritura não é um Livro de cunho científico. Através da Sagrada Escritura, o principal intuito de Deus é revelar quem Ele é e qual sua Verdade para os seres humanos. Portanto, a Bíblia e toda sua narração tem como objetivo principal revelar “as coisas espirituais” e não explicar algo científico.
Contudo, a Bíblia em nada contradiz a Ciência, muito pelo contrário, a Fé e a Ciência caminham de mãos dadas.
Segundo o Gênese, o Universo e a Terra (centro da Revelação Bíblica) foram criados por Deus do nada. Essa é a síntese da Criação descrita pelo escritor do livro do Gênese. Deus, do nada, criou tudo. Pronto. Como isso ocorreu? Isso a Ciência tem que responder, e não a Bíblia.
O que é, então, o relato do Gênese? Deus quis explicar aos Israelitas a respeito de que Ele criou tudo do nada e que foi conduzindo essa Criação durante etapas ou “dias” (entre aspas mesmo), mostrando ao povo que eles deviam trabalhar durante seis dias e descansar no sétimo. Era um jeito de ensinar o povo a respeito do descanso do sábado.
No relato da Criação Deus “descansou” no sétimo dia... mas Deus não se cansa, como Ele poderia descansar? Significa que Ele estava catequizando o povo a respeito do descanso do sétimo dia. Uma das antigas leis de Deus sobre o descanso de um dia após seis dias de trabalho.
Portanto, o relato da Criação do Gênese não pode ser levado ao pé da letra. Porém, Deus ensinou os Israelitas sobre a Fé e a Moral e nos ensina também hoje através desse relato. O que Ele quer falar a nós, atualmente, sobre o que o Escritor inspirado escreveu?
Algumas considerações (além das considerações teológicas, já expostas acima):

  • Deus fez sozinho TUDO do NADA: A Ciência atual prova isso através do Big Bang. Antes do Big Bang não existia NADA, absolutamente. Isso prova a Ciência. Não existia nem tempo nem espaço e nem matéria. Tudo “apareceu” milagrosamente (isso explicam os cientistas) do nada, de repente, no Big Bang, simultaneamente;
  • Deus criou e foi trabalhando nessa Obra durante os próximos tempos (ou “dias): Segundo os físicos o Universo tem 13,7 bilhões de anos, com uma margem de erro de 0,2 bilhão para mais ou para menos. Ou seja, desde o Big Bang até agora já se passaram mais ou menos 14 bilhões de anos;
  • No princípio do relato tudo ainda eram trevas e matéria desorganizada e que Deus foi organizando: segundo os cientistas, não apareceram de repente estrelas, planetas, cometas. Isso tudo foi sendo organizado durante os bilhões de anos que se seguiram até o que nós conhecemos hoje das intricadas organizações existentes no Universo, a começar do nosso planeta.
  • Segundo o relato do Gênese, a Terra e o ser humano foram deixados por último na Grande Obra de Deus: segundo os cientistas o planeta Terra tem 4, 5 bilhões de anos e o ser humano só apareceu sobre a Terra há 150 mil anos e que nós tivemos uma só origem (não contrariando em nada o Gênese e o surgimento do casal Adão e Eva – nomes fictícios para personagens verídicos).
  • A Bíblia garante que Deus criou e mantém essa Obra: segundo os cientistas existem dois tipos de energia que garantem a estabilidade e a organização do Universo como tal: a energia escura e a matéria escura. São matéria e energia que podem apenas ser medidas, porém, não são vistas. São um dos grandes mistérios da física e que intriga os cientistas no mundo todo.

Portanto, caro Gabriel, a Bíblia não está se contradizendo. Ela só precisa ser olhada com o prisma da Teologia verdadeira.
E se quiser saber mais sobre a Bíblia, clique AQUI, que tenho algumas coisas a mais para te dizer.

Espero ter respondido sua questão.

tt

Nenhum comentário: