quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS?

Pergunta enviada por PB Adão:

Como a bíblia pode ser a palavra de Deus se ela mesmo se contradiz?

A transfiguração de Jesus ocorreu 6 dias após a sua profecia (Mateus 17:1-2).
A transfiguração ocorreu 8 dias após (Lucas 9:28-29).

A mãe de Tiago e João pediu a Jesus para que eles se assentassem ao seu lado no reino (Mateus 20:20-21).
Tiago e João fizeram o pedido, ao invés de sua mãe (Marcos 10:35-37).

Ao sair de Jericó, Jesus se encontrou com dois homens cegos (Mateus 20:29-30).
Ao sair de Jericó, Jesus se encontrou com somente um homem cego (Marcos 10:46-47).

Dois dos discípulos levaram uma jumenta e um jumentinho para Jesus da aldeia de Bethfagé (Mateus 21:2-7).
Eles levaram somente um jumentinho (Marcos 11:2-7).

Jesus amaldiçoou a árvore de figo depois de ter deixado o templo (Mateus 21:17-19).
Ele amaldiçoou a árvore antes de ter entrado no templo (Marcos 11:14-15,20)

Um dia após Jesus ter amaldiçoado a figueira, os discípulos notaram que ela havia secado (Marcos 11:14-15,20)
A figueira secou imediatamente após a maldição ser posta (Mateus 21:19).

Jesus disse que Zacarias era filho de Baraquias (Mateus 23:35).
Zacarias era filho de Joiada (II Crônicas 24:20-22).



Caro Adão,

Hoje em dia todos são doutores de teologia, de Sagrada Escritura. É triste e revoltante ver como aparecem mais e mais pessoas que “dizem” entender de Deus, de Revelação. Não é sem motivo que vemos dia a dia surgir, como carrapicho no meio de rosas, tantas e tantas denominações cristãs pelo mundo todo, dividindo assim e mutilando o Cristianismo. Já chegam a 60.000 em todo mundo (e essas são apenas as que são corretamente oficializadas).
Posso com toda certeza te dizer que a Escritura Sagrada é um problemão. Isso mesmo. A Bíblia não é de forma alguma um Livro fácil, didático, um Livro que possa ser compreendido do primeiro versículo ao último. É um Livro de doutrina e Fé, mas não uma Fé sentimentalista, mas uma Fé baseada em estudo, na Razão, porque, o mesmo Deus que revela-se através das Escrituras é o mesmo Deus que se revela pela Razão: a natureza fala de Deus – por isso quanto mais se estuda o universo como um todo, menos se entende dele, mais vasto fica seu mistério. A Sagrada Escritura não deixa de ter seu mistério, porque se trata de um Livro que mostra um Rosto de um Deus misterioso e um tanto invisível.
A Bíblia não é um Livro fácil. Não é como um Livro de receitas que a dona de casa pega e faz seu pão. É um Livro que fala e se autorrevela durante milênios de estudo. Quantos estudiosos já não se debruçaram sobre esse Livro! Por ser um Livro difícil, não é qualquer um que pode interpretá-Lo corretamente, segundo aquilo que Deus quis revelar através Dele a nós.
Apesar de ser um Livro difícil, Ele é verdadeiramente inspirado por Deus. Preste atenção no que disse: a Bíblia é um Livro inspirado. Não é um Livro que foi escrito diretamente pela Mão do Criador, antes Ele usou de seus servos para O escrever, inspirou-os em cada passagem, falou em suas vidas principalmente, em seus corações durante anos a fio, e através da História de sua gente. Por isso, a Bíblia é tão humana. Deus usou da vida do escritor bíblico, das ideias, dos conhecimentos, da individualidade dele para imprimir nas letras, em cada palavra sua Pessoa, sua Vida, sua Vontade, seu Verbo.
Vemos isso claramente na Presença de Cristo. O Evangelho de São João, no primeiro capítulo diz que Jesus é o Verbo de Deus, a Palavra divina que se torna gente, isto é, Jesus é Deus que se torna carne, humano. Assim é a Escritura Sagrada: é a Palavra divina que se tornou humana. É Palavra de Deus, mas nunca deixou de ser humana. É de fato a imagem explícita de Jesus Cristo, Deus e homem.
Por isso, meu caro, não se assuste ao ver algumas supostas contradições ou supostos erros na Sagrada Escritura. A Bíblia é de origem divina, mas é totalmente humana. No meio desses supostos erros e contradições, Deus fala e até os usa para falar conosco.
Deus não usou o escritor como se fosse um médium que não sabia o que estava escrevendo, muito pelo contrário. Deus usou dos homens e de sua liberdade para que escrevessem o que Ele queria. Entenda que toda a Revelação de Deus está completamente na Sagrada Escritura, mais especificamente no Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e que a Tradição cristã católica explica e interpreta corretamente, segundo a Vontade de Deus e a promessa de Jesus Cristo.
Claro que para se crer na Sagrada Escritura é antes preciso crer em Deus, depois crer que Ele ama e se revela, depois crer que Jesus Cristo é Deus e fundou a Igreja, em seguida crer que a Igreja tem o poder de interpretar e discernir corretamente sobre quais livros são verdadeiramente inspirados por Deus e quais não são (os apócrifos), porque foi a Igreja católica que escreveu o Novo Testamento e O interpreta, e que escolheu quais Livros são canônicos (verdadeiramente inspirados) e quais os apócrifos (não inspirados).
Temos também que olhar que a Sagrada Escritura é como um organismo vivo. Não se pode pegar uma passagem e dela tirar toda a Verdade bíblica. Antes, é preciso analisar toda a Sagrada Escritura, parte por parte e analisar o que Deus realmente quis dizer através de cada passagem sobre um assunto, analisando o contexto, o escritor, a inspiração que ele teve, se usou de analogia, de história verídica ou apenas um conto. Portanto, é preciso olhar a Bíblia como um todo. São vários textos que se completam, se explicam, se falam.
Tenho também que te lembrar que a Revelação de uma Verdade bíblica não foi espontânea, mas ela foi sendo revelada aos poucos até atingir a maturidade em Cristo, porque em Cristo toda a Verdade de Deus se revelou, por Ele ser a Verdade, o Caminho e a Vida. Era para ser assim, para que Cristo estivesse no centro de tudo e fosse a Suprema e Completa Revelação da Palavra de Deus.

Espero ter respondido claramente sua questão e ter esclarecido, como é meu dever, sobre esse assunto.

Deus te abençoe em sua busca pela Verdade eterna e imutável.

Sem Deus não existe Sagrada Escritura.
Sem Jesus Cristo não existe Igreja verdadeira.
Sem a Igreja verdadeira não existe verdadeira interpretação da Bíblia.

tt

Nenhum comentário: