terça-feira, 11 de outubro de 2011

IDOLATRIA


Junior Souza questiona:

Mas e em relação aos dez mandamentos? Sobre o que fala lá das imagens? Pode me esclarecer, por favor, sou novo de fé e preciso de ajuda.

Assim diz o Decálogo:

‘Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirou do Egito, da casada da escravidão. Não terás outros deuses além de mim. Não farás para ti ídolos, nem figura alguma do que existe em cima, nos céus, nem do que há embaixo, na terra, nem do que existe nas águas, debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles, nem lhes prestarás culto, pois eu sou o SENHOR teu Deus, um Deus ciumento. (Deuteronômio 5, 6-9 e também em Êxodo 20)

Se esta passagem se refere a todas as imagens, então você e eu não podemos ter imagem nem como fotografias, nem quadros de paisagens. Não se pode ser fideísta, ou seja, usar um texto ao pé da letra sem confrontá-lo com o restante da Sagrada Escritura, sem aprofundar-se totalmente no contexto em que foi escrito, na razão de ter sido escrito. Portanto, vamos tratar esse assunto de idolatria à luz de todas as passagens da Sagrada Escritura, como um todo que Ela é.
Primeiramente vamos analisar o mandamento.
O texto diz: “Não terás outros deuses além de mim.” Deus é Um só, não existem outros deuses, e seu mandamento primeiro é que O amemos acima de qualquer outra pessoa ou coisa, portanto, ter outras pessoas como deuses além Dele é certamente pecado de idolatria. Preste atenção no texto bíblico que diz: outros deuses além de mim.
O texto segue: Não farás para ti ídolos. O verbo aí se refere a fabricar com as mãos, “não fabricarás ídolos”. O texto bíblico se refere a ídolos todo objeto, coisa ou pessoa que é adorado como um deus, portanto, o ídolo substitui a palavra deus, no contexto. Podemos então subentender que o texto diz que não é para fabricarmos deuses.
E o texto complementa: nem figura alguma do que existe em cima, nos céus, nem do que há embaixo, na terra, nem do que existe nas águas, debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles, nem lhes prestarás culto. Entenda-se: é dito para não construir imagem ou figura para serem adorados como ídolos, como deuses. Deus não os estava simplesmente proibindo de terem imagens, como veremos logo a seguir.
Por que Deus disse isto ao povo hebreu?
Porque esse povo era indigente na terra egípcia, uma terra onde havia vários deuses, vários ídolos, os egípcios cultuavam imagens de sapos até os astros celestes. E Deus levava o povo hebreu através do deserto até a Terra Prometida, cujo espaço já estava ocupado por povos pagãos que cultuavam outros deuses, ídolos de todas as formas. E mais: depois de chegarem à Terra Prometida, os povos diversos que os circundariam estavam cheios de superstições desse tipo, adorando deuses de barro, em formas de animais, e até os astros celestes. O povo hebreu correria risco de idolatria facilmente, tanto é que no deserto, sem nenhum povo que os pudesse contaminar, eles construíram um bezerro de barro e o proclamaram um deus, mesmo depois de terem visto o poder de Deus os tirar do Egito. Eram, ainda, um povo fraco na Doutrina da Fé.
Continuando na análise, vemos que Deus somente proibiu o uso de imagens como objetos de adoração, tanto é que vemos nos anos depois da Revelação dos Dez Mandamentos Deus permitindo o uso de imagens. Estaria Deus se contrariando? Claro que não. Com isso Ele estava esclarecendo o motivo de não poder ter imagens, um único motivo: se for as usar como deuses.
Fica claro esse motivo quando Ele mostra como se deve enfeitar a Arca da Aliança:
Farás dois querubins de ouro polido nas duas extremidades do propiciatório: um de cada lado, de modo que os querubins estejam nos dois extremos do propiciatório. Os querubins, com as asas estendidas por cima, estarão encobrindo o propiciatório, um em frente do outro, voltados para o propiciatório. Porás o propiciatório sobre a arca, e dentro da arca o documento da aliança que te darei. Ali me encontrarei contigo, e de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins colocados sobre a arca da aliança, eu te comunicarei tudo o que deves ordenar aos israelitas.” (Êxodo 25,10-22; 37, 7-9)

Deus mesmo pede que se coloque dois Anjos querubins sobre a tampa da Arca, e diz mais: que Ele estará sobre essa Arca e que do meio dos dois Anjos Ele falará à Moisés.
Nem mesmo prostrar-se (ajoelhar-se com o rosto no chão) diante da Arca era considerado por Deus como idolatria, veja:
 “Josué e os anciãos rasgaram a roupa que traziam e prostraram-se perante a arca do Senhor até a noite, pondo terra nas cabeças." (Josué 7, 4-6)

Josué se prostrou na frente dessas imagens e não foi considerado como pecado de idolatria. Por quê? Porque
não é errado prostrar-se diante de uma imagem de um anjo de Deus, de um santo, de Jesus Cristo, para adorar e honrar a Deus. É pecado antes prostrar-se diante de uma imagem para adorar a imagem. E como sabemos que a pessoa está adorando a imagem ou Deus através do sinal da Presença onipresente de Deus que a imagem representa? Só Deus que vê o coração pode saber, ninguém mais pode julgar, porque ninguém vê o coração senão Deus.
No capítulo 3 de Êxodo, Moisés se prostra na frente de uma planta pegando fogo. Foi isso que Moisés viu: uma sarça que não se consumia pelo fogo. Ele não viu o Rosto de Deus, mas viu somente o fogo glorioso, e o que Ele fez? Adorou Deus ali vendo essa imagem que representava Deus. Ele pecou por isto? Claro que não. Deus é onipresente e está também dentro e fora das imagens a Ele consagradas, e mais: está dentro da alma do fiel que ali se prostra diante da imagem, sabendo ele próprio que a imagem não é um deus, ou Deus, mas a representação de Deus, como o fogo que Moisés viu no deserto, a Arca da Aliança ou o Templo diante do qual o povo israelita se prostrava para adorar a Deus. Prostrar-se nem sempre quer dizer adorar, porque a verdadeira adoração é uma adoração em espírito e verdade. Sabendo disto, não se deve julgar simplesmente ao ver o exterior do indivíduo, mas deixar que Deus faça o julgamento que só Ele que vê o interior pode fazer.
No Templo construído por Salomão foram colocadas imagens de escultura, como diz a Escritura:

- Dois Anjos querubins de madeira de árvore oleaginosa, recobertos de ouro, estavam postados no Santíssimo daquele templo (1 Reis 6, 23- 29);
- O mar de fundição repousava sobre 12 touros de cobre, e os lados dos carrocins de cobre para uso no templo eram decorados com figuras de leões, touros e querubins (1 Reis 7, 25-29);
- Doze leões perfilavam-se nas escadas que conduziam ao trono de Salomão (2 Crônicas 9,17-19).

Diante dessas imagens para o culto divino, não era considerado idolatria.

E o que é idolatria então?
É usar um objeto, uma pessoa, uma imagem e colocá-la no lugar de Deus. Isso é idolatria. Portanto, colocar a família, os amigos, o trabalho, o dinheiro no lugar de Deus é um pecado de idolatria. Fazer a própria vontade é idolatria. Avareza é idolatria.

 “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza”
(São Mateus 6, 24).

“Porque sabei-o bem: nenhum dissoluto, ou impuro, ou avarento – verdadeiros idólatras! - terão herança no reino de Cristo e de Deus”.
 (Efésios 5, 5)

Amar a própria família mais que a Deus é idolatria.
“Aquele que ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim; aquele que ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim”.
                                                             (São Mateus 10, 37)

Portanto, usar objetos para culto santo como Deus mesmo permitiu ao povo judeu quando foi construir a Arca e o Templo não é pecado.
O pecado de idolatria é colocar qualquer coisa no lugar de Deus.
Caro Junior Souza, espero ter esclarecido sua dúvida.
Deus abençoe você em sua busca pela Verdade.

tt


Nenhum comentário: