quinta-feira, 14 de julho de 2011

AMAR DO JEITO QUE AGRADA A DEUS

É verdade que ser uma pessoa bondosa não salva ninguém?

Veja:
“O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que ele nos deu.”(Rom. 5,5)

“O fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança” (cf. Gálatas 5, 22)

Só se pode fazer uma caridade desinteressada quando esse amor vem do Espírito Santo que Deus nos deu.

Veja também:

"E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria." (1 Coríntios 13, 3)

Sem o Amor de Deus (o Espírito Santo derramado em nossos corações e nos guiando neste fim) essa caridade é vazia, infrutífera, sem mérito algum. Deus, através de nós, deve fazer a caridade e amar o próximo, porque só seu Amor é verdadeiro.

E o Espírito Santo é derramado por meio de Jesus Cristo, para quem crê Nele:

Disse João Batista a respeito de Jesus: “E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.” (Mateus 3:11)

“Recebereis a força do Espírito Santo que virá sobre vós e sereis minhas testemunhas até os confins da terra” (Atos 1,8) - disse Jesus.


“Vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedirem.” (Lc. 11,13) - disse Jesus.

"Jesus soprou sobre eles dizendo-lhes: recebei o Espírito Santo.” (cf. João 20, 22)

"Eis que eu vos enviarei o que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade até serdes revestidos da força do Alto." (Lc 24, 46-53)


Portanto, uma caridade sem Jesus (aquele que derrama o Prometido, o Espírito Santo) e sem o amor derramado pelo Espírito Santo (que é Ele mesmo) é vazia e sem mérito algum.
Portanto, não é só fazer o bem, é fazer o bem do jeito que Deus quer e aceita. Para fazer o bem que Deus quer é fazer pelos méritos do Senhor Jesus, pelo poder e na ação do Espírito Santo em nós.


"Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim NADA podeis fazer" (João 15:4-5) - disse Jesus.

"E o seu mandamento [de Deus] é este: que CREIAMOS no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos AMEMOS uns aos outros, segundo o seu mandamento.

E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo ESPÍRITO que nos tem dado." (1ª carta de João 3, 22)

“Se perguntarmos aos condenados: por que vocês estão no inferno? Eles responderão: “por termos resistido ao Espírito Santo.”
Se perguntarmos aos santos: por que vocês estão no céu? Eles responderão: “por termos ouvido ao Espírito Santo”.
O homem é todo terrestre e animal. Somente o Espírito Santo pode pô-lo de pé e elevar sua alma.
Por que os santos eram tão desligados da Terra? Porque se deixavam conduzir pelo Espírito Santo.
Quando temos bons pensamentos é o Espírito Santo que nos visita.
As pessoas do mundo não têm o Espírito Santo ou tem somente de passagem: Ele não para na casa deles. O barulho do mundo o faz ir embora.” (São João Maria Vianney)

A Jesus Cristo, no Espírito Santo que vem do Pai pelo Filho, a glória, o louvor, a honra e o domínio para sempre, e a nós, meras criaturas, totalmente dependentes do Pai e do Filho e do Espírito Santo, a Misericórdia divina!

tt

Nenhum comentário: