quarta-feira, 13 de julho de 2011

O ENDURECIMENTO DO CORAÇÃO

Existe um estado da alma que chamamos na teologia de endurecimento dos sentidos, ou simplesmente, endurecimento do coração. É um estado em que a pessoa, por ter escolhido tanto pecar, sua consciência não sente mais nojo do pecado ou não se sente capaz de se arrepender com profundidade. Assim, o pecado se torna costumeiro e sem arrependimentos, mesmo os grandes pecados como assassinato e aborto.
Nesse estado a alma dificilmente se converte ou se arrepende (e se há arrependimento, este é superficial ou temporário) ou busca a Deus para se converter, por isso pode acabar morrendo nesse estado longe da salvação e passar a eternidade nesse estado de perdição. Há diversas pessoas nesse estado na Igreja de Deus, trabalhando nas pastorais e nos movimentos, tão cegos diante de seus diversos pecados de estimação, pecados mortais, pesando sobre suas cabeças a condenação eterna.
Claro está que para Deus nada é impossível, e Ele pode curar a pessoa desse estado e salvar essa pessoa, mas a custo de um grande milagre na alma do impenitente, fazendo-o ressuscitar, sendo este um milagre mais portentoso do que construir um universo do nada.

Por isso é muitíssimo importante que a alma não caia num estado de tal relaxamento espiritual que dificulte sua conversão depois e corra o risco de não se encontrar com Deus depois da morte e passar a eternidade nesse estado lastimável sem conseguir se converter para sempre, como fizeram os anjos após sua rebelião, permanecendo assim totalmente longe de Deus e da felicidade que tinham antes.
Por isso é de suma importância buscar sua conversão diária, com a força do Espírito Santo, através da oração e da ascese ir dilacerando todos os pecados que se mostrem ou que venham a querer tomar conta da alma. Deixar para depois é temerário, porque pode não haver tempo ou a alma se torna tão orgulhosa que não consegue se converter depois ou se arrepender com sinceridade, correndo o risco de parar no inferno para sempre.



“Por isso — como diz o Espírito Santo —, “hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na rebelião, no dia da tentação, no deserto, onde vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram as minhas obras durante quarenta anos. Por isso, irritei-me com essa geração e afirmei: sempre se transviam no coração e desconhecem os meus caminhos. Assim jurei em minha ira: jamais entrarão no meu repouso”. Cuidai, irmãos, que não se ache em algum de vós um coração transviado pela incredulidade; que ninguém se afaste do Deus vivo.” (Hebreus 3, 7 – 12)


"Deus está entre nós e nos chama; mas nós insistimos em não responder e em não vê-Lo, porque preferimos ficar absortos em nossos próprios interesses." (São Padre Pio de Pietrelcina)


A Jesus a glória e a nós a Misericórdia!

tt 

Nenhum comentário: