segunda-feira, 27 de junho de 2011

MARIA, MÃE DE DEUS E DOS HOMENS

Maria é Mãe de Deus:
O Senhor Jesus é Deus, e como Maria é mãe da Pessoa Jesus e não de uma parte de Jesus, Ela é Mãe de Jesus Deus e de Jesus Homem, isto é, Mãe de Jesus que é Deus e Homem. Ela é mãe de Jesus Cristo, Deus e Homem numa só Pessoa. E Maria é Mãe da Pessoa de Jesus Cristo. Ele nasceu dela, o único meio humano que Deus escolheu para nascer. Por isso Isabel vai dizer: “que honra vir a mim a Mãe do meu Senhor?” (Lucas 1, 43). O único Senhor que Isabel conhecia era o Deus único de Israel, e se Maria é Mãe do meu Senhor, ela é Mãe do Senhor Deus de Israel.
Isto está explícito nas Escrituras!
Maria é santa desde o nascimento:

A Mãe de Jesus Cristo é mais santa que todos os outros, isto é, Ela é mais consagrada (=santa) que todos os outros consagrados. Ela teria que ser totalmente isenta de toda mancha desde seu nascimento porque receberia em seu seio o Santos dos santos, o Santíssimo Criador do universo. Deus mesmo preservou Maria pura e sem o pecado de Adão desde sua concepção, preparando-a para receber o Verbo divino, por isso a teologia diz que Ela é imaculada desde sua concepção. Não é mérito algum dela. Todo mérito de Ela ter nascido assim foi de Deus, foi totalmente obra divina. Como Alguém infinitamente santo poderia nascer de uma pessoa pecadora? Se fosse pecadora, ela teria transmitido o pecado de Adão e Eva ao corpo humano de Jesus, e isso é inconcebível, porque Jesus teria que oferecer um corpo santo e imaculado ao Pai no sacrifício da cruz! Se Deus ordenou que fizesse o Templo de Salomão, especialmente o Santo dos santos de um modo todo imaculado, como não exigiria da pessoa humana que fosse Mãe do Senhor maior santidade?

Maria é virgem para sempre:

 Deus usou Maria e a preparou para receber o Verbo de Deus, mas Ela teria perdido esse vínculo com Deus Pai, o Verbo Divino e o Espírito Santo depois que Jesus nasceu? claro que não! “porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis." (Romanos 11, 29)
Ela permaneceu imaculada em seu corpo depois do nascimento de Jesus e continuou virgem até a sua morte. Por quê? Porque Ela se tornou o Templo do Altíssimo Deus, o Santíssimo e infinitamente perfeito Senhor. No Templo de Jerusalém havia uma sala que era chamada de Santo dos santos, e que era o local mais sagrado de todos. Neste lugar somente o Sumo Sacerdote entrava. O Velho Testamento nos ajuda a entender a obra de um Sumo Sacerdote: o Sumo Sacerdote levita agia como representante dos homens, entrando na presença do Senhor para oferecer sangue em benefício dos homens pecadores. Em nenhum outro lugar esta função é ilustrada mais vividamente do que nos eventos do Dia da Expiação. Neste dia, o décimo dia do sétimo mês de cada ano, o Sumo Sacerdote entrava no Santo dos santos do tabernáculo para fazer expiação pelos seus próprios pecados e pelos do povo. E ninguém mais tinha permissão para entrar ali a não ser o Sumo Sacerdote. Assim, Jesus Cristo, o Sumo Sacerdote por excelência e definitivo (Hebreus 2:17; 3:1; 4:14), entrou no Seio da Virgem Maria (o Santo dos santos) para poder ser humano neste mundo e oferecer Seu Sangue para remissão dos nossos pecados.
Uma vez que Deus ali entrou, tornou aquele Seio sagrado e impenetrável. Assim como a Moisés foi pedido que tirasse as sandálias “porque aquele lugar era um lugar santo” (Êxodo 3,5) e ele não era digno de ali pisar, também o Ventre de Maria tornou-se o Lugar dos lugares, a Casa e a Morada de Deus neste mundo de modo mais perfeito que todos os outros lugares, onde para ali entrar, teria que ter a mesma santidade de Deus. Tornou-se Maria o Lugar de Deus entre os homens, a Morada que Ele mesmo preparou desde que Ela foi concebida como uma Casa digna de Si, onde Ele iria estabelecer fisicamente como em nenhum outro lugar Ele se estabeleceu, o lugar que seria sua Morada.
E depois que o Senhor dos senhores, o Santíssimo nasceu, essa Casa foi jogada fora, tornou-se indigna? Deus gosta de usar e depois jogar no lixo as coisas que Ele usou? Claro que não! Não se torna eternamente santo tudo o que Deus toca? Ele é fiel e o vínculo com Maria não se quebrou depois que Deus nasceu, mas Ela manteve-se fiel como serva  (Lucas 1) a Ele mesmo depois de sua Morte, e nós A encontramos no Cenáculo junto com os Apóstolos.
“O que Deus uniu, não separe o homem”. (Marcos 10, 2-16)
Se a Arca da Aliança não podia nem ser tocada porque apenas a glória de Deus ali habitava (2 Samuel 6, 6 e 7), imagine o lugar onde Deus mesmo habitou fisicamente e espiritualmente! O que seria mais santo: A Arca da Aliança (Hebreus 9, 4-5), a Terra de Israel onde Moisés não pôde pisar com as sandálias (Êxodo 3,5) ou Maria, a Mãe do Senhor Deus (Lucas 1, 43), onde Deus, Ele mesmo, não sua manifestação gloriosa, mas Ele em Pessoa se converteu em homem e veio morar entre nós?

Maria é Mãe de todos os santos:

Maria é Mãe do Senhor, Mãe também do seu corpo humano.
Cristo é a cabeça da Igreja, sendo Ele próprio o Salvador do corpo”. (Efésios 5, 23 e Colossenses 1, 24).
Maria é Mãe só da Cabeça ou também do Corpo todo de Jesus? Claro que é também do Corpo, e toda a Igreja é o Corpo de Cristo, portanto filhos de Maria. Negar isso é negar a verdade revelada por Deus nas Escrituras.
Maria é Representante de Eva. Jesus representa o novo Adão (“Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.” - 1 Corintios 15, 45).
Deus para remir o homem fez o que chamamos de Recaptulação:
Jesus = Adão;
Cruz = a árvore da vida;
Calvário = Jardim do Éden;
Corpo e Sangue de Jesus como alimento = fruto da vida;
Jesus tentado no jardim do Getsêmani = tentação pela serpente ao casal no jardim do Éden;
Maria = Eva;
Anunciação do anjo Gabriel a Maria = "anunciação" do anjo satanás a Eva;
Fruto do ventre de Maria (bendito é o fruto do teu ventre, disse Isabel (Lucas 1, 40-44) = fruto da vida no Jardim do Éden;
Ida da família de Jesus para o Egito = ida de Israel para o Egito.
E assim existem muitas analogias sobre a nossa salvação e a queda do homem, porque Deus resolveu trabalhar para nossa salvação pelo mesmo caminho que entrou no mundo o pecado.
Portanto, Maria é a Nova Eva e Jesus o Novo Adão, e representando o casal desobediente, eles obedeceram a Deus até a morte.
Como Eva era mãe de todos os viventes (Gênesis 3, 20), Maria, a Eva do Novo Testamento, se tornará Mãe de todos os viventes na graça, dos que nasceram do Espírito de Deus, isto é, os que são Igreja, Corpo do Senhor (João 3).

Maria é intercessora:

Nas bodas de Caná vemos Maria como a intercessora que muda até a hora de Deus, tal é a eficácia de sua intercessão. (“Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora” (João 2, 4). Não era chegada a hora de Jesus, mas Maria com sua fé e intercessão a adiantou, claro com a total permissão de Deus. Por isso Ela cumpre a profecia de Gênesis quando o Senhor Deus, Jesus Cristo, mesmo declara que Ela é a Mulher (João 2, 4), cuja descendência (Jesus) esmagaria a cabeça da serpente (Genesis 3, 15), cumprindo assim que Ela é a Nova Eva. Alguns dizem que é a Igreja essa Mulher, mas como seria a Igreja essa Mulher se a descendência dessa Mulher é Jesus Cristo?  Se humanamente Jesus descende de Maria, e a Igreja descende da graça de Jesus. Em Apocalipse 12, a Mulher que tem a lua debaixo de seus pés é Maria (ou seja, Ela está no céu, acima de todo físico), cujo Filho é arrebatado (também alguns falam que essa Mulher é a Igreja, mas como pode ser, se esse Filho é Jesus que sobe aos céus? Jesus por acaso seria descendência da Igreja ou de Maria? Não veio a Igreja depois de Jesus? Não nasceu a Igreja de Jesus?). Portanto, Maria é essa Mulher do Gênesis, do Evangelho e do Apocalipse, isto é, do Começo, do Meio e do Fim.
Sua intercessão se baseia nos méritos infinitos e suficientes de Jesus Cristo, porque está unida a Ele mais que qualquer outra criatura estaria, por ser sua Mãe cheia do Espírito Santo. Quem teve a graça (não o mérito) de ficar grávida de Deus, gerar Deus em seu útero e cuidar de Deus durante sua vida? se conhece alguém, que me apresente! Portanto, não existe ninguém mais íntimo de Deus que Maria. Ela ficou grávida do Espírito Santo (que é Deus), gerou em seu útero Jesus Cristo (que é Deus) e é filha do Pai (que é Deus). Tem alguma outra pessoa no mundo ou no céu mais íntima da Trindade infinitamente perfeita e santa que Maria, a Mãe, Esposa e Filha de Deus? Por isso, por estar tão intimamente ligada a Deus, Ela tem méritos suficientes para interceder, usando os méritos perfeitos de Jesus Cristo diante do Trono de Deus! Se Moisés, mesmo sendo tão pecador (Números 20, 12 e Números 12,1) e não ter tido tal intimidade com a Trindade como Maria teve, intercedia antes do tempo da graça de Jesus Cristo com certa eficácia pelo povo de Israel, imagine a Mulher que teve tão grande intimidade com Deus em Pessoa!

Maria está no céu em corpo e alma:

Em Apocalipse 12 vemos a figura de Maria glorificada no céu (a lua debaixo de seus pés, em sua cabeça uma coroa, vestida de sol). Ela foi glorificada no céu, por Jesus Cristo, porque a Carne de Jesus é a de Maria, o Sangue de Jesus é o de Maria, porque o Senhor Deus não teve pai humano, apenas o pai adotivo José, por isso toda sua genética vem de Maria; dado essa importância, porque Deus ressuscitaria o Fruto (Jesus) (Lucas 1, 43) e deixaria a Árvore (Maria) apodrecer na terra como qualquer pessoa sem importância? Se Elias e Enoque foram arrebatados, diferente de qualquer outros humanos, porque a Mãe do Senhor Deus não seria digna de ser levada ao céus, para estar com Seu Filho, Seu Esposo (o Espírito Santo) e Seu Pai para sempre, como acontecerá com todos os filhos de Deus por ocasião da Parusia gloriosa de Jesus Cristo? Como Eva estava ligada a Adão e perdeu sua glória por ocasião do pecado, assim Maria (Nova Eva) está ligada a nosso Senhor Jesus Cristo (Novo Adão) e "desposada" com Ele, de modo que não se separaram mesmo depois de sua morte, e foi glorificada em Cristo, como sua Mãe, nos céus, de onde pode interceder por nós, seus filhos em Jesus Cristo.
Ela não é maior que Jesus, aliás, Ela é infinitamente menor que o Senhor Jesus, porque Ela é criatura e Ele é Deus. Mas, pelos méritos incomensuráveis do Filho de Deus, como estão tão unidos, inevitavelmente Ela usufrui desses méritos e das glórias de Cristo nos céus, assim como todos nós vamos usufruir dessa glória eterna, embora Maria, por estar mais intimamente ligada, Ela é mais glorificada e mais cheia das graças de Deus. Por isso, olhando para Maria vemos inconfundivelmente a glória de Jesus Cristo nos céus, o poder do Espírito Santo e humildade e miséria dessa serva. E se Ela está no céu, como a Escritura o garante, o que a impede de interceder junto ao Seu Amado Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, pelas obras da Igreja? se até nós, que nascemos no pecado, podemos e o fazemos, por que Maria não poderia?

A Jesus a glória e a nós a Misericórdia!
tt

Nenhum comentário: