No domingo de madrugada Jesus levantou dos mortos incorruptível, Senhor dos vivos e dos mortos, vencendo a morte pela sua ressurreição.
“Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo. E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim.” (João 12:32)
Jesus, levantado da terra (de três modos: uma vez pela cruz, outra pela sua ressurreição e ainda pela sua ascensão aos céus), atrairá todos a Ele. Isto é, Ele se tornará o centro de tudo, dos vivos e dos mortos, o Rei do universo.
Contudo, diz a Igreja no parágrafo 673 do CIC:
“A partir da ascensão, a vinda de Cristo na glória está iminente* mesmo que não nos «pertença saber os tempos ou os momentos que o Pai determinou com a sua autoridade» (At 1, 7). Este advento escatológico pode realizar-se a qualquer momento, ainda que esteja «retido», ele e a provação final que o há-de preceder.” (*sublinhado e negrito são meus)
Jesus voltará para restabelecer definitivamente o reino de Deus neste mundo, porém, não por um modo humano e utópico, mas será pela transformação de toda humanidade e de todo o mundo. E diz a Igreja que a sua vinda em glória é iminente (Significado de Iminente segundo o Aurélio: adj. Que ameaça cair sobre; pendente. / Que está para vir, que está em via de efetivação imediata; muito próximo.) e pode realizar-se a qualquer momento.
A Escritura diz:
“Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão."(Isaías 65:17)
E São João vai escrever:
"E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe."
(Apocalipse 21:1)
Crê-se, portanto, com a Sagrada Escritura e a santa Esposa de Cristo (a Igreja), que com o retorno de Jesus Cristo se inaugurará um “tempo” novo, em todas as suas vertentes, com uma renovação e transformação de tudo o que conhecemos.
“O dia do Senhor chegará como um ladrão, e então os céus acabarão com um estrondo espantoso; os elementos, devorados pelas chamas, se dissolverão, e a terra será consumida com todas as obras que nela se encontrarem. Se é deste modo que tudo vai desintegrar-se, qual não deve ser o vosso empenho numa vida santa e piedosa, enquanto esperais com anseio a vinda do Dia de Deus, quando os céus em chama vão se derreter, e os elementos, consumidos pelo fogo, se fundirão?O que esperamos, de acordo com a sua promessa, são novos céus e uma nova terra, nos quais habitará a justiça.”
(2 Pedro 3, 10-13)
Com o retorno de Jesus Cristo, se verá uma grande renovação do universo para um novo céu e uma nova terra.
Diz a Igreja no parágrafo 677:
“O triunfo de Deus sobre a revolta do mal tomará a forma de Juízo final, após o último abalo cósmico deste mundo passageiro.”
Será um Dia como nunca se viu antes em que se diz no Apocalipse:
“Os reis da terra, os magnatas e os chefes militares, os ricos, os poderosos e todos, escravos e livres, esconderam-se nas cavernas e nas rochas das montanhas, dizendo aos montes e aos rochedos: “Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que está sentado no trono e da ira do Cordeiro. Pois chegou o grande dia de sua ira, e quem poderá manter-se de pé?”
(Apocalipse 6, 16)
É da fé católica o retorno glorioso de Jesus Cristo. Negar isto é negar a Sagrada Escritura e a Tradição cristã que esperam seu retorno.
Mas, especula-se: quando? Onde? Como? Por quê?
Nas próximas postagens, vou procurar responder essas questões, sob a luz da Revelação dada por Jesus aos apóstolos e pelas cartas de Paulo, além de recorrer ao que a Igreja explica como será esse acontecimento glorioso. Espero que dê tempo de eu expor aqui esse ensinamento tradicional sobre a Parusia, ressurreição dos mortos e arrebatamento, nas próximas postagens (risos).
Venho estudando já alguns anos e mais assiduamente no último ano sobre o retorno de Jesus Cristo e os acontecimentos que o antecedem, sob a luz da Escritura e da Tradição, e vou procurar expor (resumidamente) tudo o que sei sobre este assunto intrigante.
Aguarde as próximas postagens.
tt
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