quinta-feira, 30 de junho de 2011

OS PROTESTANTES E A IGREJA DE JESUS CRISTO

Fizeram-me uma pergunta: Por que a Igreja católica é a verdadeira Igreja?

Hoje o Cristianismo está totalmente dividido: existem 60.000 denominações cristãs em todo o mundo e por volta de 16.000 somente no Brasil. E vou usar as Palavras do Senhor Jesus Cristo que disse: "No princípio não era assim". (Mateus 19, 8).
As pessoas, hoje em dia, pensam que “não importa a placa, mas a fé em Jesus Cristo”. Valendo-se deste modo liberal de pensar, digamos democrático, posso então fundar a minha igreja, o meu cristianismo, ao meu modo, com a minha interpretação bíblica, com minhas leis e filosofias, meus dogmas, meus “achismos”. Pensando assim, vou fundar uma congregação (igreja) no fundo da minha casa e ficar somente eu nela e meu pai. Seremos uma igreja de dois. Aí, também todo mundo vai e funda sua igreja na sua casa. Com o tempo vai haver milhões de igrejas, como já existe hoje, e cada uma a seu modo de ser, interpretar a Palavra de Deus, falar de Jesus, sem o mandato direto Dele para ir ao mundo e pregar o Evangelho.
Foi assim desde o princípio?
Qual foi o plano do Senhor Jesus Cristo a respeito dos seus seguidores?

Vemos em Mateus 16, 15-19 que o Senhor designou apenas UM dos Doze Apóstolos para guiar seus seguidores:

“E vós”, retomou Jesus, “quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Jesus então declarou: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne e sangue quem te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso, eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e as forças do Inferno não poderão vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”.

A qual outra pessoa o Senhor Jesus Cristo, Deus e homem, em vida disse isto?
Simão Pedro é auxiliado pela graça divina de uma forma especial e imerecida para ver que Jesus é o Messias e Deus, por isso sua infalibilidade sobre as revelações divinas acerca da Fé, tanto que no futuro Pedro vai escrever que a interpretação das Escrituras não podia ser algo arbitrário e pessoal (2 Pedro 1, 20-21). O Senhor, por outro lado, diz que Simão é a Pedra (Cefas = rocha, pedra) sobre a qual Ele instituirá sua Congregação (= Igreja), Seu Povo, Sua Assembléia. Em torno de Pedro se reunirá a Igreja de Jesus Cristo, e ele terá as chaves do Reino de Deus na terra, e terá poder (amparado pelo Espírito Santo do Pai e do Filho) de ligar e desligar o que diz respeito as coisas do Reino dos céus.

E mesmo, apesar das fraquezas do Apóstolo do Senhor, Ele deixa explicitamente claro de quem é o dever de cuidar da Fé do povo de Deus:

“Por isso, assim como o meu Pai me confiou o Reino, eu também vos (aos Doze) confio o Reino. Havereis de comer e beber à minha mesa no meu Reino, e vos sentareis em tronos para julgar as doze tribos de Israel. Simão, Simão! Satanás pediu permissão para peneirar-vos, como se faz com o trigo. Eu, porém, orei por ti, para que tua fé não desfaleça. E tu, uma vez convertido, fortalece os teus irmãos”. (Lucas 22, 29-32)

Depois de ressuscitado, o Senhor Jesus ainda confirma por três vezes (dizendo em Nome da Trindade santa) essa missão do Apóstolo Pedro:

“Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos. Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Jesus lhe disse: “Cuida dos meus cordeiros”.E disse-lhe, pela segunda vez: “Simão, filho de João, tu me amas?”. Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Jesus lhe disse: “Sê pastor das minhas ovelhas”. Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque lhe perguntou pela terceira vez se era seu amigo. E respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo”. Jesus disse-lhe: “Cuida das minhas ovelhas.”” (João 21, 15-17)


Com a volta de Jesus para o Pai, Ele delegou os doze apóstolos como representantes da
 Igreja, sob a jurisdição de um único Apóstolo, Pedro. Nos primórdios do Cristianismo, existia uma única Assembléia (Igreja), um único povo cristão, um único Caminho, um único Corpo Místico de Cristo (Igreja), um só batismo, uma só Fé.

Diz Paulo na carta a cidade de Éfeso:

“Há um só Corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós." (Efésios 4)
Se formos seguir o Ato dos Apóstolos e depois as cartas de Paulo, Pedro, João e Judas, vemos que eles estavam em comunhão entre si, que estavam caminhando juntos e resolviam as coisas juntos, como Igreja, em Assembléia, num único Espírito Santo, sob o mesmo prisma da Fé e doutrina transmitida pessoalmente a eles por Jesus Cristo. Paulo mesmo não tomou a liberdade de sair pregando até que foi incorporado ao grupo que seguia os Apóstolos e lhes foi obediente e submisso.
Vemos que o seguimento Apostólico era tão válido na época que, com o suicídio de Judas Iscariotes, os Apóstolos oraram e colocaram em seu lugar Matias (Atos 1, 21, 22). Daí já se via a sucessão apostólica e como era feito quando um deles morria.
Por isso o seguimento Apostólico vem até hoje através da Igreja que é atualmente estabelecida na cidade em que Pedro e Paulo foram martirizados. Com a morte do Apóstolo Pedro, elegeram outro para ficar em seu lugar, e assim sucessivamente até os dias de hoje. Assim como ocorreu no caso de Matias que ficou no lugar de Judas, o traidor. (Veja a lista >> http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Gr%C3%A1fico_da_sucess%C3%A3o_dos_papas )

Por isso, no princípio havia uma só Igreja e temos certeza que Jesus Cristo quer uma só Igreja, porque Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente, e não muda o chamado que fez à sua Igreja nascente. E essa Igreja deixou de existir? É óbvio que não. Ela existe, e está presidida sob os sucessores dos Apóstolos, especialmente sob o sucessor de Pedro, que atualmente é chamado pelo nome de consagração: Bento XVI. E quando este entregar sua alma, outro o substituirá, legitimamente ordenado pelos Bispos que são os sucessores dos Apóstolos.
A Igreja fundada sobre Pedro e os Apóstolos é a mesma que vemos hoje e nunca deixará de existir, porque o Senhor mesmo declarou que as portas do inferno não seriam suficientes para derrubá-La.
Foi desejo explícito ter uma Assembléia única, sob uma jurisdição e representante único, visível, que seria guiado pelo Espírito Santo para que jamais errasse na doutrina de Jesus Cristo e tivesse autoridade sobre o novo Povo de Deus e o Reino de Deus neste mundo.
Por isso o Senhor disse apenas aos doze Apóstolos quando os enviou:

“Quem vos recebe, é a mim que está recebendo; e quem me recebe, está recebendo aquele que me enviou.” (Mateus 10, 40)

E ainda lhes declarou que seriam socorridos pelo Espírito Santo nas urgências:

“Quando vos entregarem, não vos preocupeis em como ou o que falar. Naquele momento vos será dado o que falar, pois não sereis vós que falareis, mas o Espírito do vosso Pai falará em vós.” (Mateus 10, 19-20)

Hoje em dia muitos se dizem apóstolos, designados por Jesus Cristo como fundadores de igrejas, ou se dizem mestres, pastores. Porém, o Senhor apenas instituiu os Doze sob a jurisdição de Pedro como pastores, apóstolos, mestres, doutores a respeito dos assuntos da Fé e doutrina. Após a morte destes, como ocorreu no caso de Judas, o traidor, outros foram colocados como seus sucessores, e especialmente no caso de Pedro, que seu sucessor foi Lino, depois da morte de Lino, foi Clemente. Isto não consta na Sagrada Escritura, como não consta a morte de Pedro, e sabemos que ele morreu, mesmo sem estar nas Escrituras. Como sabemos que Pedro morreu, como morreu e quem ficou em seu lugar? A História o confirma. E se formos seguindo essa sucessão vamos chegar até o atual Papa.
Muitos alegam que a Igreja católica não seria a verdadeira de Cristo porque seus membros pecam, mas temos que lembrar que a Igreja é formada por pecadores, homens e mulheres a caminho da Terra Prometida, o Novo Povo de Israel no deserto deste mundo, e mesmo os pecados do povo de Deus em nada compromete a realidade e a missão que o Senhor deu a Pedro e aos Apóstolos de batizarem, pregarem o Evangelho, manter firme o que Ele mesmo ensinou. Se não houvesse a sucessão apostólica, a Igreja de Cristo teria morrido com os Apóstolos – só recordando que a Igreja de Deus é humana em toda sua forma visível e precisa de seres humanos para a perpetuar.
Mas, o mesmo fundador dessa Comunidade, Congregação ou Igreja, prometeu que as portas do inferno não prevaleceriam contra essa Fundação e que permaneceria com essa Fundação até o final dos tempos:

“Os onze discípulos voltaram à Galiléia, à montanha que Jesus lhes tinha indicado. Quando o viram, prostraram-se; mas alguns tiveram dúvida. Jesus se aproximou deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos”. (Mateus 28, 16-20)

Por essa promessa que Jesus, após a ressurreição, fez somente aos Apóstolos, Ele se mantém presente na mesma Igreja que fundou há dois mil anos e da qual jamais se apartaria, por qualquer motivo que fosse, porque essa Igreja é seu Corpo, e Ele sua Cabeça, e não se separa o Corpo da Cabeça. 
As demais igrejas são apenas imitações da verdadeira Igreja de Jesus Cristo, que têm alguma coisa parecida com a Igreja, mas não são a Igreja que o Senhor fundou e prometeu manter até a sua Parusia. 
Deus está nessas denominações? somente no coração dos fiéis que aceitaram verdadeiramente Jesus Cristo e que não conhecem a Verdade de que a Igreja sob o Papa é a verdadeira, e somente esses se salvarão, por não conhecerem toda a verdade e por isso não poderão ser responsabilizados por aquilo que não conheciam. Eles estão unidos de alguma maneira ao Corpo do Senhor pelo caminho misterioso da fé e não são de fato Corpo do Senhor pelo vínculo da Igreja instituída por Jesus Cristo, que é a Igreja. Eles se salvarão pelas graças da redenção derramadas na Igreja de Cristo que de alguma forma os atingirão. 
Aqueles, porém, que sabem que a Igreja católica (católica=universal, mundial) é a Igreja do Senhor e não escolhem fazer parte Dela em vida, não se salvarão do inferno, porque somente os que são membros do  Corpo de Jesus Cristo se salvarão, e eles rejeitaram a Fé, o Corpo do Senhor, a graça e  a santificação que existem de modo total e permanente na Igreja católica.

Em suma, existe apenas uma Igreja, uma só Fé, um único Batismo, um único Senhor e Deus, um único Espírito Santo, uma única interpretação das Escrituras.


 A Jesus a glória e a nós a Misericórdia!

tt


Nenhum comentário: