segunda-feira, 12 de setembro de 2011

CONCÍLIO VATICANO II


Queria que me respondesse,se a Igreja teria condições de retornar um pouco  a sua originalidade (sem o protestantismo no meio)? E se todos os sacramentos hoje depois do Concílio Vaticano II são validos?
Muito Obrigado.

Luiz Fernando.”


Luiz Fernando, paz e bem!

Temos que lembrar que a Igreja, essencialmente, é hoje ainda a mesma Igreja do começo dos séculos cristãos. Ela ainda acredita nas mesmas coisas. Ela ainda prega as mesmas coisas.
O que não podemos negar é uma corrente progressista dentro da Igreja e uma corrente tradicionalista pós Vaticano II. E, avaliando de perto, essas duas correntes, se são levadas ao extremo, estão erradas e são desobedientes à Santa Sé. Se de um lado houve algumas mudanças na Liturgia e na administração dos Sacramentos, de outro essa Liturgia e esses mesmos Sacramentos continuam ainda tão eficazes quanto antes do Concílio Vaticano II. Na essência, nada mudou na Igreja, porque, se houvesse mudado, isso demonstraria que a Igreja não teria sido governada por Cristo, e Cristo não muda.
Algumas pessoas têm medo das mudanças e outras a querem o tempo todo. Nenhuma dessas pessoas está certa. Alguns querem que se retorne à Missa em latim, outros querem somente a Missa com a língua vernácula. Quem está certo? Os dois estão certos. A Missa em latim ou na língua vernácula é a Missa de sempre, é a Missa como sacrifício de Jesus Cristo, é a mesma Eucaristia na qual ocorre a mesma transubstanciação do Pão e do Vinho no Corpo e no Sangue, na Alma e Divindade de Jesus Cristo, é o mesmo Sacrifício propiciatório. Portanto, nada essencialmente mudou.
Temos, porém, que dizer que houve alguns exageros, da parte dos fiéis, diga-se de passagem, após o Concílio Vaticano II, exageros estes, que o atual Papa está tentando fazer a Igreja acordar a eles, porém, mesmo com esses exageros, a Igreja continua a mesma, o Papa continua sendo ainda o Sucessor de Pedro, e os Bispos os sucessores dos Apóstolos. Os Sacramentos são os mesmos e mantém sua eficácia salvífica.
Você disse que o protestantismo adentrou a Igreja e fez mal a ela, fazendo-a perder sua originalidade. Olha, isto já ocorreu há 500 anos e vai continuar se manifestando enquanto existir o protestantismo, porém, a Igreja em nada perdeu sua Verdade e vocação: é a mesma Igreja de Jesus Cristo.
Vemos muitos movimentos pós-conciliares, e que postura devemos adotar diante desses movimentos? A mesma postura que nosso Bispo diocesano e a mesma postura que a Santa Sé. Se eles aceitam esses movimentos, nós devemos, em comunhão com a Igreja, também fazer o mesmo. E que postura esses movimentos devem adotar diante da Igreja? a postura daqueles que querem ser de Cristo: a postura da obediência aos seu superiores, isto é, obediência ao Bispo diocesano e ao Bispo de Roma, isto é, o Papa. Do resto, Deus se encarregará. O movimento que for prejudicial à Igreja morrerá tão rápido quanto nasceu, e deixemos isto ao encargo de Deus, pois é Ele que separa o joio do trigo, usando os Bispos da Igreja para este fim, e não nós, leigos. Deixe isto ao encargo da Santa Sé.
Eu, particularmente, gostaria que toda Missa fosse em latim. Mas quem sou eu para ensinar algo para a Igreja e dizer a Santa Sé o que é bom ou ruim? O que devo fazer como um bom cristão é obedecer e crer que a Igreja jamais erra.
Quanto aos movimentos, se eles são aceitos pela Santa Sé, posso participar deles, desde que eu sempre fique com a Igreja e viva para a Igreja e não para o movimento em si. Isto é não cair no tradicionalismo extremista e nem no modernismo espiritualista. Manter-se com a Igreja e na visão dela é imperativo e é o que te levará a salvar-se e não seguir qualquer uma dessas correntes.
Paro por aqui rogando a Deus, por nossa Senhora, Mãe de Deus, que nos guie sempre no Caminho de Jesus, por Jesus e para Jesus, a você e a mim.
Grande abraço.

tt

Nenhum comentário: