segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A DIVISÃO ENTRE OS CRISTÃOS


Vinicius Quidute pergunta:

Bom Dia!

Porque há uma grande divisão entre os cristão de todo mundo. E sabemos que Jesus Cristo ama todos igual.

Atenciosamente!

Caro Vinicius, a paz de Deus que excede todo entendimento esteja em tua alma!

Sabemos que desde o princípio da Criação satanás provocou e provoca uma grande divisão entre as criaturas. No princípio Deus havia criado todos os Anjos para viverem em harmonia, em união, mas houve um anjo que, por sua rebeldia, dividiu o Céu em Anjos obedientes e anjos rebeldes. Foi a primeira divisão que satanás provocou. Tempos depois satanás por incentivo separou Adão e Eva de Deus, fazendo-os se rebelar e perder a Comunhão, a Vida divina, e por assim, dividiu-se o homem em todos os seus aspectos. Mais tarde, os homens dividiram-se em grupos, separaram-se uns dos outros pelo mundo, tudo por culpa desse pecado.
Logo depois Deus formou e preparou um povo (os israelitas) para se preparem para a vinda do Messias. Esse povo, antes com uma só religião, dividiu-se em seitas.
O Messias veio. Nosso Senhor Jesus Cristo fundou uma Igreja (veja sobre isto aqui em meu blog http://jesusecatolico.blogspot.com/2011/06/os-protestantes-e-igreja-de-jesus.html ), com uma única Fé, um único Representante seu (o Sucessor de Pedro), como uma só Família. Satanás, por inveja, como sempre interveio. Desde o princípio da Igreja começaram a surgir sectários. Mais tarde a Igreja sofreu um Cisma saindo dela a Igreja ortodoxa e um pouco depois, o pior das divisões com Luthero e Calvino, surgindo assim o protestantismo. 

Jesus, porém, sobre a Unidade da Igreja disse:

“Eu não rogo somente por eles (os Apóstolos), mas também por aqueles que vão crer em mim pela palavra deles (dos Apóstolos). Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim, e eu em ti. Que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes dei a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: eu neles, e tu em mim, para que sejam perfeitamente unidos, e o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste como amaste a mim.”  (São João 17, 20-23) –  o grifo e a explicação entre parenteses são meus.

Se existem milhares de organizações (alguns chegam a dizer que existem 60.000 denominações ditas cristãs no mundo todo, a soma das oficializadas e não oficializadas) que se dizem Igreja de Cristo hoje em dia é porque foram fomentadas por satanás, o diabo (palavra que significa divisor), o divisor desde o princípio. Ele criou a divisão no Céu e na Terra, e por onde há a marca de Deus ele incute a divisão maligna. Por isso, não pense você que o protestantismo é vontade de Deus, ou que seja algo bom por si, antes é a maldade desse anjo prevaricador (e dos demais anjos que o seguiram nessa loucura) que penetra na mente e nos corações dos homens.
Como o que Deus faz é para sempre, apesar das divisões, o projeto de Deus é o mesmo do início da Criação: a união de todos os seus filhos em Cristo Jesus, por meio de um só povo, uma só Fé, como uma só Família, Família esta que chamamos de Igreja.

Espero ter respondido sua pergunta.

Deus te abençoe em sua busca pela Verdade.

tt



2 comentários:

Anônimo disse...

Só como duvida sobre o que você escreveu, os protestantes serão salvos ou não por não estarem mais na igreja católica.

TT Anderson disse...

Deus instituiu um só Povo, uma só Fé e uma só Igreja. Deus salva o mundo através de sua Igreja, pela oração dela e por seus Sacramentos. Porque a Igreja é o Corpo de Cristo e somente Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida. Ora, se alguém não está no Corpo de Cristo, não está no Caminho para se salvar, está fora da Comunhão com Deus, e sem a Comunhão com Deus não há como a pessoa se salvar. Porém, assim como alguém que esteja dentro da Igreja pode não estar na Igreja, em Comunhão com o Corpo de Cristo, assim também alguém que está fora da Igreja pode, de certa forma, estar em Comunhão com a Igreja, ou seja, em Comunhão com o Corpo de Cristo através do Batismo e da oração a Cristo que ela mesmo faz. Porém, isso depende de pessoa para pessoa. Se a pessoa tem a oportunidade de conhecer a Verdade e não a quer conhecer, a rejeita veementemente, ou sabe que a única Igreja que Jesus fundou é a Igreja católica e mesmo assim quer viver fora da comunhão desta, essa pessoa está em caminho de se perder porque não está em Comunhão com o Corpo de Cristo, que é a Igreja, e portanto não está em Comunhão com Deus. Mas, quem pode ver o coração humano senão Deus?
Temos que deixar claro que o único Caminho para se salvar é a Igreja (porque a Igreja é o Corpo de Cristo Jesus e Jesus é o único Caminho), porém, alguém que não a conhece bem ou não tem meios para a conhecer, não pode ser acusado disso. Ela pode se salvar pelas graças que a Igreja derrama sobre o mundo através de suas orações.
A Igreja diz que essas pessoas estão em comunhão com a "alma" da Igreja e por isso podem-se salvar, porém, é muito mais difícil se salvar, mas não é impossível.
A Igreja é necessária para a salvação, mas desde que a pessoa a conheça. Se assim não for, Deus usará seus meios para que essa pessoa se salve através das graças que Ele mesmo derrama através da Igreja.
Espero ter esclarecido bem esse assunto.