quarta-feira, 20 de julho de 2011

RCC E OS SEUS PERIGOS


“Sois assim tão insensatos? A ponto de, depois de terdes começado pelo Espírito, quererdes terminar no nível da carne?” (Gálatas 3, 3)

O Espírito Santo chama os que agem pela carne de ανόητος, em grego, tolo, insensato, desprovido de inteligência. Portanto, a raiz desta palavra refere-se para aqueles que agem como animais, pela carne, pelo sentido natural. Agir fora da graça é, portanto, agir como animais, sem pensar, sem raciocinar, sem usar a inteligência.
Portanto, quando não estamos agindo segundo o Espírito de Deus, estamos agindo como animais irracionais.
A Renovação católica carismática corre o risco de perder suas raízes cristológicas, isto é, da graça da Unção do Espírito Santo e partir para a irracionalidade da carne, de agir humanamente, e pior, com as concupiscências da carne, que são tendências de endeusamento e portanto idolatria.
Um dos perigos que a RCC corre é terminar no pó, assim como muitos outros movimentos do passado. E ela corre esse risco? Sim, corre. Por quê? porque ela não tem a infalibilidade da Igreja, por não ser Igreja, apenas ser (entre aspas) “parte” da Igreja, e como membro da Igreja, o pecado da idolatria pode derrubá-la.
O que seria esse pecado de idolatria? Seria se autoproclamar fundamental. Mas, a RCC não é fundamental? Não. Ela não é necessária para a Igreja? Não. Como não? Não! É a RCC que necessita da Igreja e não a Igreja que necessita da RCC. Seria um pecado de soberba achar que a Igreja precisa da RCC. A Igreja é muito maior que a RCC e só ela tem a infalibilidade dada pela Unção do Espírito Santo. A RCC é apenas um movimento dentro da Igreja, e não a Igreja em si. Seria muita presunção achar que a RCC é Igreja e se auto-idolatrar, se amar como suficiente para a salvação. Isto é cair na carne e agir com irracionalidade. Perde-se a graça alcançada pelo fato de estar dentro da Igreja de Cristo e fazer parte dela, e ser nela um membro da Igreja. É pela Igreja que a RCC pode agir pelo Espírito Santo e ter sua completa Unção.
A Unção grátis do Espírito Santo, isto é, a ação carismática do Espírito Santo é um dom para e a serviço do povo de Deus, ou seja, da Igreja. Portanto, a RCC, apesar de não ser portadora exclusiva desta Unção (porque esta Unção é dada à Igreja em geral), só serve para Deus se estiver aberta a servir a Igreja toda.
Posso estar errado, mas a minha experiência como participante de grupos de oração ditos da RCC – apesar de que nem todos os grupos ditos da RCC são de fato carismáticas no sentido literal da palavra, - vem demonstrando que as pessoas que frequentam a RCC e depois se afastam acabam se tornando um apóstata da Igreja, ou um protestante proclamador de heresias. Já vi dezenas de casos, infelizmente. Vi pessoas que, por qualquer motivo, se afastaram da RCC  e não foram se abrigar no colo da Mãe Igreja, mas se afastaram completamente da Igreja e alguns recorreram aos templos protestantes.
Qual seria o erro da RCC para que seu membros (que deveriam ser antes membros da Santa Igreja) partem para a apostasia? É o perigo do relativismo religioso que se pode encontrar em alguns setores da RCC que pregam mais um Jesus desligado do mundo do que um Jesus fundador da Igreja no meio do mundo como ovelhas entre lobos (Mateus 10, 16)
Isto é terminar na carne, porque o caminho da Graça do Espírito Santo neste mundo é a Igreja, e se afastar da Igreja é se afastar da graça completa e plena do Espírito Divino. E temos visto isto em alguns grupos da RCC. Pregam Cristo sem a Igreja, e os membros quando se afastam hão de se sentir abandonados sem encontrar apoio na Igreja que não lhes foi mostrada e caem no colo dos hereges.
Prega-se nos grupos da RCC sobre cura (isto é bom), sobre o pecado (isto é muito bom), sobre a Unção e os carismas do Espírito Santo (isto é bom), mas também não fazem isto os protestantes? (Corrijo-me: quando se realmente prega sobre esses assuntos nos grupos) Por isso, quando os membros da RCC se afastam vão às comunidades protestantes e encontram algo familiar ali. E, então, o que falta nos grupos de oração da RCC? Falar de tudo isto apontando que tudo isto é fruto da Igreja fundada pelo Senhor sobre Simão Pedro.
Tenho visto pregadores da RCC pregando heresias graves, heresias estas que já foram e são condenadas pela Igreja, em alguns casos até com excomunhão. Algum tempo atrás ouvi da boca de um pregador conhecido da RCC aqui da região de Americana que, se a RCC se desligasse da Igreja de Cristo, ele ficaria com a RCC e não com a Igreja. Pelo amor de Deus! Como pode uma pessoa que deveria pregar a Verdade da Fé pensar uma coisa dessas! Desconhece ele, com certeza, da Verdade de que a Igreja é necessária para a salvação. Estaria ele agindo pelo Espírito de Deus ou pela carne, como nos relatou o escritor da carta aos Gálatas, se a Escritura que foi inspirada pelo Espírito Santo garante que a Igreja é necessária para a salvação? Fique a critério do leitor dar seu parecer, porque eu já tenho o meu.
Acredito que a RCC morrerá, desaparecerá como se desaparece uma nuvem depois da chuva se não se configurar mais e mais ao Corpo de Cristo, isto é, a Igreja. Só a Igreja tem o poder dado por Cristo de prevalecer contra os ataques de satanás! e se a RCC afastar-se, ou melhor dizendo, não souber manter os seus membros como realmente membros da Igreja, defensores da Fé, ela cairá. É um perigo iminente!
A Renovação carismática católica precisa sempre passar por uma renovação espiritual aos moldes da Igreja que é sempre carismática em sua essência. Claro que vejo em alguns da RCC esse anseio pela Verdade da Igreja que nada mais é que a Verdade de Jesus Cristo e seu Evangelho, porque a Igreja é o Evangelho de Jesus Cristo hoje! Portanto, pregar o Evangelho sem pregar a Igreja não é pregar Jesus Cristo total. Jesus Cristo sem a Igreja é uma falta grave de caridade, porque, a Sagrada Escritura garante que a Igreja é o Corpo de Cristo, e Cristo, neste mundo, só é completo e inteiro, isto é, total com sua Igreja, da qual Ele é a Cabeça (Efésios 5, 23). Sem seu Corpo, Cristo é mutilado, e só por seu Corpo a salvação chega aos seus membros.
É óbvio que não estou declarando que a RCC é a culpada pelos apóstatas todos, mas se a RCC quer crescer na Graça, se quer agir pelo Espírito Santo, ela tem que se unir à Igreja, tornar-se cada vez mais católica, conservando também nos seus grupos a Fé e a Tradição da Igreja de Cristo, mostrando aos seus participantes que aquele local de adoração a Deus é totalmente católico e que não abre espaço às heresias que o diabo tem plantado no meio do Cristianismo durante os séculos.
A RCC quer agir pelo Espírito Santo? Quer ser um canal da Graça do Senhor para o mundo? Precisa então cada vez mais tornar-se católica e menos ela mesma, cada vez mais ligada aos ensinamentos da Santa Sé e menos autodidata. Assim, na Verdade plena e imutável revelada por Cristo por meio da Igreja, a RCC se fortalecerá e será uma luz para os povos, como é o dever dela, de ser sal e luz para o mundo. Agindo a favor da Igreja, arrastando pessoas para a Igreja e não para si, o Espírito Santo derramará com certeza mais e mais carismas em seu meio e será tão abundantemente carismática que se tornará uma das grandes portas para os afastados da Igreja se converterem verdadeiramente a Cristo na sua Igreja.
O perigo da RCC é tornar-se carnal, tendenciosa e herética, fazendo mais mal à Igreja do que bem, tornando-se assim desnecessária a ela.

A Jesus a glória e a nós a Misericórdia!

tt

Um comentário:

Tarcisio disse...

Se algo assim acontece, só existe uma explicação: FANATISMO!
A maioria dos carismáticos se tornam fanáticos de um movimento.Quando decepcionados por algum motivo migram para outras denominações buscando algo que preencha o seu fanatismo.
Como disse você mesmo, a verdadeira fé não foi proclamada nos grupos de oração.
Belo texto, muito bem elaborado.
PAZ E BEM!!!