quarta-feira, 28 de setembro de 2011

APARIÇÕES DE MARIA SANTÍSSIMA

Matheus Henrique pergunta:

Oi !

eu queria saber sua opinião sobre essas possíveis profecias sobre o fim dos tempos, o site é católico, e um homem diz receber mensagens de Jesus e Nossa Senhora, eles também dizem que receberam mensagens prevendo o 11 de setembro, morte do Papa João Paulo II, e outros...

http://fimdostempos.net/panfleto-ultimos-acontecimentos-espalhem.html
-
http://www.fimdostempos.net/11desetembro.html


Caro Matheus, a paz de Cristo esteja contigo!

A Igreja é muito cautelosa com relação a Aparições de Maria Santíssima ou de santos e anjos. É preciso muito estudo, por parte da Igreja, anos de trabalho laborioso para que a Igreja chegue a alguma conclusão. A maioria das Aparições não foram confirmadas pela Igreja como verdadeiras e muitas foram proibidas até suas divulgações.
A Santa Sé tem alguns critérios importantes a analisar até que chegue a alguma conclusão, tais como:

1. Se a mensagem recebida está em harmonia com as verdades de fé, o credo e a moral católicas;
2. Se os videntes gozam de boa saúde física ou mental;
3. Se há honestidade, humildade e amor cristão nos videntes e naqueles que propagam suas mensagens;
 4. Quais são os benefícios que tais visões trazem ao meio católico, como conversões e curas. Pode ocorrer também que após vasta averiguação, a Igreja conclua que a manifestação de uma aparição e suas conseqüências sejam contrárias à doutrina e moral católica; neste caso a Igreja rejeita a manifestação da mesma e exorta seus fiéis a não propagar o acontecimento, como em Garabandal na Espanha, onde os bispos declararam espúrias as aparições de N. Senhora.

Há, como se vê, um exaustivo acompanhamento por parte da Igreja. Se essas Aparições forem públicas como nos casos de Fátima e Lourdes, a investigação torna-se ainda mais exaustiva até chegar a alguma conclusão.
Assim que a Igreja se pronuncia sobre uma Aparição deve-se acreditar piamente que a conclusão a que a Igreja chegou é de acordo com o que ensina a Bíblia e a Tradição. De acordo com a Igreja, apenas algumas aparições públicas de Nossa Senhora foram dadas oficialmente como dignas de fé, entre elas as mais conhecidas: Lourdes, La Salatte e Fátima. Algumas outras estão ainda em processo de estudo, como nos casos de Medjugorje.
No caso de Medjugorje há grandes chances de serem falsas por causa de seus conteúdos, de profecias que não se realizaram, da vida a que levam alguns dos videntes e da frequência exagerada das Aparições (o que é incomum na História das Aparições).

Há dois tipos de Revelação:

- Revelação Pública é a revelação sobrenatural que tem em vista o bem de todo o gênero humano, e que cessou com a morte do último apóstolo. A Revelação pública está contida na Bíblia e no depósito da Tradição Apostólica, e exige fé divina. A recusa ou negação de uma verdade revelada constitui heresia.

- Revelação Particular é a revelação sobrenatural destinada a um indivíduo ou a um grupo de pessoas em um determinado tempo e lugar, e não exige fé divina, mas somente humana. No entanto a Igreja aprova e recomenda a aceitação pelos fiéis das muitas aparições de Nosso Senhor, da Santíssima Virgem, e dos Santos durante a história, como as aparições de Nosso Senhor a Santa Margarida Maria (1647-1690), de Nossa Senhora em Lourdes em 1858 e em Fátima em 1917, por exemplo. Muitas dessas aparições foram seguidas de milagres espetaculares.

Os católicos devem admitir a possibilidade de revelações particulares, mas não são obrigados a aceitar o fato de uma determinada revelação particular.

Vi o site que você me mandou, e pelo que sei, essas Aparições nem estão sendo estudadas e os Bispos nem recomendam que acreditemos nelas. Isto, por si só, já é prova necessária para que não acreditemos nelas ou lhe demos ouvidos. Li algumas mensagens e vi que algumas até negam algumas verdades de Fé, defendidas pela Igreja durante 20 séculos.
Como todo fiel católico, até que a Igreja proíba veementemente, você fica livre para buscar essas revelações, contudo, é preciso usar de cautela e pedir muito discernimento para não cair nas artimanhas do diabo e de pessoas de má fé ou desequilibradas.

Por fim, te digo: siga a Igreja, siga Pedro, siga Nosso Senhor Jesus Cristo, através da Igreja que O trouxe até nós hoje, com Seus ensinamentos intactos durante séculos. Tome cuidado de toda novidade que aparece por aí, porque o diabo lança no ar muita poeira para encobrir a Verdade única e imutável de Jesus Cristo trazida pela Igreja até os dias de hoje.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo...
Por Maria Santíssima, na única Igreja de Cristo, pelos séculos dos séculos. Amém.

tt

Nenhum comentário: